quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ser diferente por que?


Alguns podem se perguntar "por que ser diferente quando é tão mais fácil ser simplesmente igual?" Ser igual realmente nos poupa alguns neurônios, porque não temos que repensar concepções, rever situações ou reconstruir algum paradigma. Talvez seja essa a razão do igual ser tão popular: a sua facilidade. Seria então a complexidade da diferença que nos assusta tanto? Pensar que algo poderia ser feito de outra forma, que nossos conceitos não estão certos, tudo isso poderia criar uma certa instabilidade em nossas crenças e convicções.

Benjamin Frankilin disse que "a reação normal do ser humano a uma idéia nova é imaginar razões para ela não dar certo". Pessoalmente vejo isso como um instinto autopreservador. O que diferencia os seres humanos dos demais animais é a sua capacidade de autodeterminação, os irracionais seguem uma consciência coletiva, o que os poupa de "perder" tempo pensando - é o que acontece quando agimos "por instinto".

Mas como fazer um omelete sem quebrar os ovos? Enquanto adotarmos a mesma atitude teremos sempre o mesmo resultado; é preciso adotar um novo olhar para mudar o mundo em que vivemos. Mudanças ocorrem de dentro para fora e não o contrário, então é necessário renovar as nossas idéias ao invés de esperar que transformações na nossa realidade ocorram ao acaso.

A opção não é das mais favoráveis. Arriscar no diferente é, quase sempre, acertar em cheio na desaprovação; nem todo mundo está disposto a dar a cara a tapas. Por que então ser diferente? Porque a humanidade se aperfeiçoa pelas mudanças, que não saem do plano ideal para o físico sozinhas.

Aquele Benjamin Frankilin do começo, mesmo sabendo de tudo isso era, enquanto cientista, um inventor; enquanto político, um abolicionista e líder da Revolução Americana; e enquanto religioso, protestante. Mudar, o mundo ou a si mesmo, é fazer valer o que todos nós temos em comum: sermos todos diferentes.

(Referências: Rm 12:12, I Co 15:10, Jo 16:1-4 e 33.)
http://soucrentesoudiferente.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário