quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Esperei no Senhor e dormi no sofá


Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. De fato, não é possível ao homem conhecer o seu futuro, tampouco se haverá ou não um futuro para se preocupar. Muitas vezes não temos discernimento, ou até mesmo a maturidade necessária, para entender que o período de espera tem a ver com o desenvolver de um algo maior e posterior, que será o fruto do nossa semeadura.

Lembro-me de ter ouvido um diálogo no filme "A Ilha" (Warner - 2005) no qual Deus é descrito como "aquele que nos ignora quando nós fechamos os olhos e desejamos muito alguma coisa. Não é de todo errado, tenho que concordar, porém ressalvas devem ser feitas. Deus sempre nos "ignorará" quando pedirmos algo que não condiga com o nosso melhor.

Muitos de nós, quando crianças, costumavam ter aquela mesma impressão acerca dos seus pais. Entretanto, a razão para toda negativa dos pais aos mais absurdos pedidos estava na própria natureza do que se pedia. Assim é com o que pedimos a Deus. Muitas vezes não seremos respondidos [da forma que queremos ou de forma alguma] justamente por não conhecermos toda realidade, mas isto não faz d'Ele um mau Deus.

Qual o pai que daria uma pedra ao filho faminto que lhe pede pão? Se até nós, homens, compadecemo-nos do filho de um filho que pede, por que seria diferente com Ele? Seria muita perversão imaginar que um bom Deus seria aquele que atende a todos os nossos desejos. Pergunto então: qual seria o pai que daria uma pedra ao filho faminto que lho pede pedra? O bom pai seria aquele que lhe desse pedras ou o que lhe ensinasse que a fome deve ser saciada com pães?

Acredito que o xis da questão está na nas palavras de Tiago : "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal". O problema não está no Deus que não dá, mas sim na falta de conhecimento dos que pedem. Todo aquele que pedir receberá; aquele que buscar encontrará; bata na porta porta certa e ela se abrirá. Sabedoria no pedir e paciência no esperar não são algo fácil de se alcançar justamente porque atacam o imediatismo que domina os nossos dias. Mas enquanto o Fast God não inaugurar o seu Drive-Thru, devemos aprender a lidar com nossas ansiedades, ou então partir em busca de algumas lâmpadas mágicas.

(Referências: Ec 3:1, Ec 11:5 e 6, Mt 7:8-11 e Tg 4:3.)
http://soucrentesoudiferente.blogspot.com/2009/02/esperei-no-senhor-e-dormi-no-sofa.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+soucrentesoudiferente+(Sou+Crente.+Sou+Diferente.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário